Curso de Violino Completo

Se você chegou até este artigo, provavelmente está interessado em aprender mais sobre o violino ou está estudando um pouco melhor para decidir qual instrumento aprender a tocar. Pensando nisso, reuni algumas informações valiosas que você precisa saber antes de escolher (o melhor) curso, bem como dicas sobre o instrumento. Já pega um papel e uma caneta para anotar e ficar por dentro de tudo. 

Bem, se você já foi a casamentos e assistiu a concertos, provavelmente percebeu um instrumento agudo e que faz uma harmonia muito boa com os outros instrumentos. Aliás, você sabia que o violino é o mais agudo da sua família de cordas? Sim, ele é mais agudo que o violoncelo, que a viola e o contrabaixo. Esse som harmonioso que o instrumento proporciona ganha o coração de muitas pessoas que, por sua vez, na admiração alimentada, buscam aulas online para tocar o violino. 

Detalhes Importantes do Violino

O violino é um instrumento de 4 cordas que foi inventado por um Italiano. O som do instrumento pode ser extraído pelo movimento de fricção (aperto) das cordas, por um arco de madeira. Mas, também, pode ser tocado em forma de belisco ou dedilhando as cordas com os dedos. 

Acompanhado por um arco de madeira e fios que, normalmente são de crina de cavalo, seu som foi considerado fino e da elite.

 

Por muito tempo o instrumento foi visto como da alta sociedade, pois também era assim retratado nos filmes. O preço do violino é próximo ao valor do violão e outros instrumentos. Do mais barato (em torno de R$200,00) para o mais caro, o instrumento possui sua composição de igual forma, mas sendo influenciado no som.

O violino é composto pela voluta (ornamento na extremidade do braço do instrumento), cravelha (peça de madeira onde a corda é fixada), tampo, cavalete (peça onde se apoiam as quatro cordas), queixeira (peça onde se encaixa o maxilar), estandarte (onde as cordas são fixadas na parte inferior), ouvidos (aberturas para o som), espaleira (apoio para o ombro) e arco (utilizado para tocar as cordas).

Agora que sabe um pouco mais sobre esse instrumento, é importante saber algumas dicas e cuidados com o mesmo, e isso é o que vamos ver a seguir.

Dicas para quem quer aprender a tocar violino

Pode ser que a primeira impressão do violino, pareça que ele é um instrumento complicado e complexo de manusear, mas é só impressão. Portanto, antes das dicas para quem quer aprender a tocar o violino, aqui vão dicas para aprender a segurar o violino e para o que cada coisa serve.

 

 

Queixeira e espaleira 

Ambos são partes do violino que trazem conforto para o músico. Eles servem para evitar incômodos e até mesmo dores que podem provocar pelo contato da madeira do violino com o corpo. 

 

 

 

 

Cavalete 

Peça no qual as cordas se apoiam quando esticadas. Ele é de importância para transformar as vibrações horizontais em verticais, e por levá-las para o corpo do violino. 

 

 

Cravelhas

Peças de madeira, uma para cada corda. São fixas nela e utilizadas para afinar o instrumento. Desta forma, é possível virá-la sentido horário, bem como anti-horário.

 

 

Ouvidos

São orifícios/aberturas que permitem às vibrações atingir o espaço externo para, finalmente, conseguirmos ouvir o som do violino.

 

 

Cordas

As cordas são, nada mais, nada menos, a parte tocada para fazer as vibrações e, consequentemente, o “barulho” do violino. Mi é a corda mais aguda, sendo Lá, a segunda, depois Ré e Sol, sendo a 4ª corda, e também a mais grave.

 

 

Arco

O arco é a peça que você irá pressionar as cordas. 

Pronto, você já sabe algumas das peças que fazem parte e são importantes para quem está começando ou deseja aprender a tocar violino.  Portanto, agora, vamos as dicas para iniciantes e para quem está buscando cuidar melhor de seu instrumento. 

 

Cuidados Essenciais com o Violino

 

Pegue um papel e uma caneta ou anote bem na sua cabeça, pois essas dicas facilitarão e ajudarão a preservar a vida útil do seu instrumento. 

1- Xô sol

Lembre-se: o violino é feito de madeira e quando em contato por longos períodos com o sol, causa o aquecimento do mesmo, fazendo a madeira rachar, descolar e ainda ressecar. Além de deixá-los em temperatura ambiente agradável, prefira ter aquelas capas protetoras, pois irão auxiliar no cuidado, prevenindo riscos e o ressecamento do mesmo.

2- Adeus poeira

O violino não deve ficar exposto a poeira e, como dito anteriormente, se guardado em uma capa protetora, prolonga a vida do instrumento. Se você não tiver a capa, não se preocupe. A capa é um acessório necessário, mas há outras formas de cuidar do violino e tirar o pó: passando uma flanela para eliminá-lo. Ao fazer isso, você prolonga a vida das cordas e das cerdas também. 

3- Por falar em cerdas…

Elas devem ser bem cuidadas, viu?! Cuidado ao usar o arco. Não deixe em qualquer lugar. As pessoas podem sentar em cima sem que perceba, pequenas avarias podem aparecer. Sempre que possível, também utilize resina nas cerdas e no arco após o uso. 

4- Elas precisam descansar

As cerdas, quando em suas posições corretas, costumam estar o tempo todo muito esticadas, fazendo com que, consequentemente, o arco ganhe uma curvatura. Isso é normal, porém, ao deixar o instrumento de lado por muito tempo com as cerdas esticadas, pode acabar intensificando a curvatura do arco que, por sua vez, deve ser a ideal para o funcionamento do mesmo. Portanto, afrouxe-as quando possível. 

Agora que sabe dicas valiosas sobre o violino, você deve estar se perguntando qual o melhor curso on-line para aprender o instrumento. Pelo momento em que estamos vivendo, onde o virtual ganhou nosso coração e, quase tudo, é feito por lá, muitas opções aparecem. 

Entretanto, é preciso ter cuidado ao escolher o curso para investir em seu aprendizado. Muitas pessoas estão tentando ganhar a vida na internet e, por isso, acabam fazendo um conteúdo meia boca para poder vender. 

Curso de Violino Completo

 

Demorei muito tempo para realmente achar algum curso que fizesse a diferença, fiz mais de 5 cursos diferentes e sempre tive muita dificuldade para aprender, não sei se era o professor que não sabia explicar ou se era eu mesmo.

O Curso de Violino Spalla foi o único que preencheu todas as lacunas necessárias, o professor explica as aulas de uma maneira que até uma criança de 5 anos consegue aprender, então para quem tem dificuldade de aprender assim como eu, acaba se tornando muito fácil.

Definitivamente foi a melhor maneira que encontrei para conseguir aprender o violino desde do básico até o avançado.

O Que Você Vai Aprender no Curso de Violino

O curso é composto por 7 módulos, começa com o básico para quem nunca tocou um violino e vai até o intermediário.

A principal proposta do Curso de Violino Spalla é fazer você aprender da forma mais simples no menor tempo possível.

Essa é a estrutura dos módulos:

1° Módulo – História do Violino

 

Explicação de tudo que você vai encontrar no curso e todos os detalhes do violino

 

 

 

 

2° Módulo – Como Tocar Violino Corretamente

 

É explorado todos os detalhes do Violino e como deixar ele apto para tocar, é passado os princípios básicos para que você não se perda no aprendizado

 

 

 

3° Módulo – Leitura de Partituras

 

É aqui onde tudo vai começando a fazer sentido, é feito um passo a passo para que você aprenda a ler partituras de uma forma simples e altamente eficaz.

 

 

 

4° Módulo – Desenvolvimento de Habilidades

 

Nesse módulo você começa a ter o necessário para fazer as primeiras melodias, contém muitos exercícios para praticar e entender o conceito do violino

 

 

 

5° Módulo – Como Fazer Divisão de Arco

 

É o ponta pé inicial para aumentar suas habilidades como um bom violino, só assim você vai saber a hora de tirar o máximo proveito da melodia do instrumento

 

 

 

6° Módulo – Produção de Som

 

Quando chegar nesse módulo você já vai estar sabendo diversas habilidades e também várias músicas, só que agora o negócio vai ser mais profissional

 

 

 

7° Módulo – Vibrato com o Violino

 

Essa é a última fase para conseguir passar para o nível intermediário, nesse módulo você vai aprender a técnica de vibrato…tem profissionais que nem sabe fazer isso direito e nesse modulo você vai ver o passo a passo de como fazer.

 

 

 

 

Este texto foi publicado primeiro em: https://detalhesmusical.com.br/curso-de-violino/ 

© 2020 Detalhes Musical

  • Pinterest
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now